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Mensagens : 19 Pontos : 48 Data de inscrição : 19/01/2010 Idade : 36 Localização : Francisco Morato - SP
| Assunto: Dicionario - by: Romulo P. Pimentel Sáb Abr 24, 2010 7:17 am | |
| GLOSSÁRIO
- Alma – Pontos de alma são ganhos em missões e ao
matar monstros. São necessários para evoluir os níveis de Habilidades.
- Alvo – Qualquer criatura a ser atacada pelo
jogador, podendo ser um monstro ou mesmo outro jogador.
- Chefe – Se trata do monstro “Boss” de uma Dungeon.
São muito mais fortes que os monstros convencionais. São necessários vários jogadores fortes para enfrentá-lo.
- Buff – Toda habilidade que adiciona algum tipo de
status passivo benéfico ao jogador por uma determinada quantidade de tempo.
- Build – Do inglês “construir”. É o modo como o
jogador constrói seu personagem. Ou seja, como distribui seus pontos de CON, FOR, INT e DES ao passar dos níveis.
- Caminho de arma – Trata-se da escolha do caminho
das Habilidades a seguir, de acordo com a arma. Cada arma possui seu caminho com Habilidades específicas para aumentar a eficiência do uso dela. Mais detalhes nas seções de escolha de armas e habilidades.
- Chi – Um chi equivale a 100 pontos de Vitalidade.
Algumas Habilidades requerem pontos de chi para serem utilizadas. Mais comumente utilizada na habilidade Erupção de Chi.
- DoT – Vem do inglês “damage over time”, e faz
referência a toda habilidade que causa dano durante um certo intervalo de tempo, seja por sangramento, envenenamento, etc.
- DG (Dungeon) – Local das missões de desafio do
jogo. Nestas cavernas são encontrados os Chefes, que precisam ser eliminados pelo grupo liderado pelo jogador que possui a “moeda”, que é o jogador a concluir a missão.
- Drop – Tudo o que “cai” de um monstro, ou de um
jogador, ao ser derrotado.
- Demoníaco – Caminho escolhido pelo jogador ao
chegar ao nível 89, trilhando para o nível máximo de estima para se tornar um ser Infernal. A partir daí, as Habilidades podem ser evoluídas em um nível extra, ganhando novos status. O Demoníaco tende a privilegiar os ataques e acertos críticos.
- Farmar – Caçar monstros somente por causa de seus
drops. Geralmente usa-se o termo quando o jogador caça para juntar itens necessários nas missões de caça ao dragão.
- Imortal – Idem ao Demoníaco, mas o jogador torna-se
um ser Imortal. No geral, as Habilidades do Imortal tendem mais a aprimorar as características já existentes das Habilidades e estabilizá-las.
- GOLD – Também conhecido como “Cash”. É a moeda
utilizada no jogo para comprar itens em uma loja especial, dentre os quais estão equipamentos de vôo, montarias, etc.
- HP – Do ingles “Hit points”. São os pontos de vida
do jogador. Quando chega a zero, o jogador morre. Ele se recupera sozinho com o tempo. Pode ser recuperado mais rapidamente ao meditar.
- Lurar – É um artifício utilizado para atrair um
monstro, como se fosse uma emboscada. O jogador, normalmente um tanker, faz um ataque no monstro e, então corre em direção ao seu grupo, em que todos juntos irão derrotá-lo. Esta técnica é utilizada em locais onde há muita aglomeração de monstros.
- Mob – Se refere aos monstros no jogo. Também inclui
os Chefes.
- MP – “Mana points”, ou pontos de mana. É o que o
jogador necessita para utilizar suas magias. Quando seu valor está mais baixo do que o necessário para conjurar algo, o jogador ficará impossibilitado de utilizá-la. Assim como o HP, se recupera com o tempo e o processo é acelerado ao meditar.
- Níveis 1x, 2x+, etc. – Refere-se à faixa de níveis
do jogador. Por exemplo, um jogador 2x encontra-se entre os níveis 20 e 29. Caso haja um sinal “+” ao lado do nível, significa que o jogador pertence àquela faixa de níveis ou acima. Por exemplo, um jogador 5x+ está acima do nível 50.
- NPC – “Non-player character”, ou personagem
não-jogador. Trata-se de personagens automatizados e fixos, geralmente encontrados nas cidades. Têm diversas funções no jogo, como negociar itens e designar missões.
- Nuker – Todo personagem cuja build é voltada
completamente para a o ataque, tendo ela como característica principal da classe (exceto por pontos necessários para uso de equipamentos).
- One-hit kill – É chamado de one-hit kill qualquer
ataque superpoderoso que cause a morte do alvo instantaneamente.
- Grupo (PT) – É um grupo de jogadores formado para
caçar ou concluir uma determinada missão. Enquanto estão em grupo, a experiência é dividida igualmente entre os jogadores, e os itens divididos aleatoriamente ou individualmente (modo livre).
- PK – “Player kill”. Refere-se ao jogador que mata
outros, ou à ação propriamente dita. No modo PK, o jogador fica com seu nome colorido, em tons avermelhados. Quanto mais intenso o vermelho, mais vítimas aquele jogador já fez.
- Pot – Abreviação do inglês “Potion”, a poção.
Poções recuperam uma determinada quantidade de HP ou MP.
- PVE – “Player versus enviroiment” ou jogador contra
ambiente e os monstros que habitam o mundo de Pan Gu.
- PVP – “Player versus player” ou jogador contra
jogador. É toda batalha entre dois jogadores, seja em duelo ou em modo PK.
- Habilidade – São habilidades, normalmente mágicas,
que estão à disposição dos jogadores como ataques complementares ao ataque físico/mágico primário. Elas requerem MP para serem utilizadas. Podem ser evoluídas em certos níveis, o que faz com que seus efeitos sejam melhores a cada evolução.
- Habilidade inicial – Toda aquela que é utilizada
como a primeira habilidade de um combo, sendo a habilidade a iniciar a seqüência de ataques. Geralmente é uma habilidade que demanda muito tempo para carregar e causa dano alto.
- Slot – São “espaços” na arma ou equipamentos onde
podem ser inseridas pedras especiais para adicionar determinado bônus de status ao personagem.
- Solar – Vem da palavra “solo”, sozinho. Significa
matar um monstro ou jogador sem nenhum tipo de ajuda.
- Spam – Em se tratando de ataques, “spammar”
significa utilizar a mesma habilidade várias vezes seguidas, numa sucessão rápida. Possível somente com Habilidades com baixo tempo de conjuração e de espera.
- Status – São as informações do personagem. Na tela
de status estão disponíveis dados como nível, experiência, cultivo, HP, MP, pontos de alma e atributos.
- Tanker - Todo Guerreiro construído com grande parte
dos pontos de status em FOR. Tem bastante defesa física e, por isso o nome. Como um tanque de guerra, resiste bravamente aos ataques do inimigo, enquanto outros jogadores o causam dano.
- GUERRA TERRITORIAL – é a disputa pelos territórios
do jogo. Neste evento, os membros de um clã invasor lutam contra os membros do clã dono do território ou defensor. O vencedor controla aquele território e obtém certos privilégios, como teleporte gratuito para seus membros naquela área.
- Vitalidade – Pontos necessários para utilização de
algumas Habilidades. Estes pontos são ganhos a cada golpe desferido a um alvo, e também ao usar algumas habilidades.
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