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 Guia Alados - Arqueiros

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Lord MAKO

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MensagemAssunto: Guia Alados - Arqueiros   Guia Alados - Arqueiros EmptyQui Fev 11, 2010 6:42 pm

ÍNDICE

1. Perguntas frequentes
2. Introdução
3. Atributos
4. Builds
4.1. Nuker
4.2. Híbrido
4.3. Tanker
4.4. Comparação entre as builds
5. Equipamento
5.1. Escolha de armas
5.2. Munição
6. Skills
7. Combos
8. Missões
8.1. Quests repetitivas
9. O arqueiro na TW
9.1. Nuker
9.2. Híbrido
9.3. Tanker
10. O arqueiro no grupo
10.1. Nuker
10.2. Híbrido
10.3. Tanker
11. O arqueiro no PVP
11.1. Níveis 30-39
11.2. Níveis 40-49
11.3. Níveis 50-59
11.4. Níveis 60+
12. Defesa contra PK's
12.1. Níveis 30-60
12.2. Níveis 60+

PERGUNTAS FREQUENTES
Voar sempre gasta mana?
Não, somenta as asas iniciais (brancas) gastam 2 MP/seg. As asas de nível 30 ou da loja de cash não gastam mana.
Nota: Caso use equipes que dão recuperação de 3 MP/seg. não gastará mana

“Maestria em vôo” funciona nas asas de cash ou de nível 30?
Não, somente nas asas iniciais (brancas).

Meu personagem não ataca mais!
Atente para ícones na parte direita da tela. Se for exibido um ícone da sua arma (vale par aqualquer parte do equipamento), você precisa ir ao ferreiro e repará-la. Caso o ícone exibido seja da munição, ou ela está no fim ou você está utilizando o tipo errado (ver seção “tipos de munição”). Se não for exibido ícone algum e mesmo assim você não conseguir atacar, provavelmente você não equipou a munição.
Nota: mesmo que sua arma esteja com durabilidade zero, ainda é possível repará-la.

Não consigo equipar a munição!
Assim como existem 3 tipos de arma, também existem 3 tipos de munição – um para cada tipo de arma. Cada tipo de munição está disponível para armas de vários níveis. Quanto maior o nível, maior seu ataque, que complementa o da arma. Mais informações em “tipos de munição”.

Quais os tipos de armas posso usar?
Arco, besta e funda. Mais detalhes na seção “escolha da arma”.

Alguns jogadores usam um arco brilhante branco. Como consigo um?
Na verdade, não é um arco, mas sim uma skill de sacerdotes. Não tem nada a ver com arqueiros.

Minhas skills causam menos dano do que exibido na descrição!
Sim. Isto se deve ao fato de os monstros/jogadores terem defesa física e mágica. Logo, o dano causado é igual ao dano da skill, subtraído o que a defesa do alvo absorve. Para observar o valor real de dano das suas skills, ataque um monstro de nível 1. Como a defesa destes monstros é praticamente insignificante, a skill causará dano próximo do máximo.

Como eu faço pra evoluir mais rápido?
Faça todas as missões que puder, principalmente nos níveis mais baixos. Você vai perceber que até o nível 20 ou 30 você sempre terá missões a fazer, até mesmo de níveis anteriores que ainda não pôde completar. Ao chegar no nível 40, a história já muda um pouco: as missões serão cada vez mais raras e você não irá mais conseguir evoluir um nível somente completando missões. Neste ponto, você vai precisar matar monstros extras. Uma dica aqui é procurar monstros mágicos e que ataquem à distância, pois são mais fáceis. E de preferência monstros que dropem itens das quests “caça ao dragão”, que podem ser vendidos a boas quantias e rapidamente nas cidades.

INTRODUÇÃO
Como o próprio nome diz, os Arqueiros são especializados no uso de arcos e flechas. Por possuírem um alto domínio mágico, são capazes de imbuir suas flechas com energia mística e causar estragos como nenhuma outra classe. Sua maior fraqueza é o combate a curta distância.

Um arqueiro com seu equipamento de batalha

Vantagens:
§ Melhor atacante à distância
§ Alta taxa de acerto crítico

Desvantagens:
§ Pouco HP
§ Baixa defesa física

Arqueiros são uma classe muito equilibrada. Conforme evoluem, ficam mais fortes no combate contra monstros e melhores no PVP. Além disso, são uma das maiores forças de ataque – se não a maior -, dentro de uma TW. Em comparação às outras classes, no geral causa um dano muito alto e possui skills para combater todos os tipos de inimigos.

ATRIBUTOS
Atributos são as características que fazem um personagem. Estas características são várias, e estão relacionadas a ataque e defesa, quantidade de HP e MP, taxa de acerto e esquiva, entre outros. Os atributos estão disponíveis através de duas maneiras:

Este é o painel de vida, onde são exibidos HP, MP, experiência, vitalidade e chi. Além do nome do personagem, classe e nível.

Esta é a janela de status, que pode ser acessada pelo comando Alt +C. Aqui são exibidas todas as informações referentes à build do personagem. Na imagem, podemos ver os atributos iniciais de um arqueiro.

Pode-se perceber que o painel de vida mostra poucas informações, somente para acompanhamento durante a batalha. Já a janela de status, exibe todas as informações correspondente ao personagem. Conforme o personagem evolui, seu status também evolui. É aqui que o jogador constrói seu personagem.

A cada nível que avança, o arqueiro ganha 26 pontos de HP e 22 pontos de MP. Além disso, também recebe 5 Pontos de Status para distribuir entre CON, FOR, INT e DEX.

CON (constituição):
§ Adiciona pontos de HP.
§ Aumenta a defesa física.
§ Cada ponto de CON aumenta seu HP máximo em 13 pontos.
§ Aumenta a taxa de regeneração de HP (no modo de batalha esta taxa cai em 75%).

FOR (força):
§ Adiciona pontos de ataque (para armas de curto alcance) e defesa física.
§ A cada 6 pontos de FOR, o arqueiro recebe 4 pontos de defesa.

INT (intelecto):
§ Adiciona pontos de MP.
§ Aumenta o dano mágico e a defesa mágica dos 5 elementos.
§ Cada ponto de INT aumenta seu MP máximo em 10 pontos.
§ Aumenta a taxa de regeneração de MP (no modo de batalha esta taxa cai em 75%).

DEX (destreza):
Trata-se do atributo mais importante para um arqueiro. O aumento de pontos de destreza implica em:

§ Aumenta o ataque de armas de longo alcance.
§ A cada ponto de DEX, o arqueiro recebe 8 pontos de acerto e 6 de esquiva. Estes valores influenciam diretamente na porcentagem do acerto de seu ataque e na esquiva do ataque desferido por um oponente.
§ Também aumenta as chances de acerto crítico (a cada 20 pontos, o valor de crítico sobe 1%).

BUILDS
Builds são as formas de “construção” do personagem. Isto é, a forma como você vai distribuir os Pontos de Status conforme o personagem evolui no jogo. Para cada build, temos vantagens e desvantagens, e cada uma vai ter suas características próprias. Caberá ao jogador escolher sua build de acordo com o tipo de jogo que fará.

As principais builds são:

Nuker
O arqueiro nuker é aquele que deve atacar sem ser atacado. Simples assim. Também conhecida como “puro” ou “puro dex”, é a build na qual o jogador distribui os pontos de status adquiridos principalmente para DEX. O único outro atributo em que coloca pontos é FOR, de forma a conseguir equipar armaduras de níveis mais altos.

É a build mais comum dentre os arqueiros. Perfeita para PK, ou para solar monstros sem precisar fazer uso de muitos pots de HP.

Logo, esta build normalmente distribui os pontos da seguinte forma a cada nível atingido:
§ CON: 0 pontos
§ FOR: 1 ponto
§ INT: 0 pontos
§ DEX: 4 pontos

Dica: Sempre mantenha sua FOR 4 pontos acima do seu nível. Por exemplo, se está no nível 25, sua FOR deverá estar com 29 pontos. Siga esta dica para poder utilizar os equipamentos correspondentes ao seu nível.

Vantagens: Esta build é a mais usada, o arqueiro terá um ataque muito alto, e um crítico incrível, além de uma alta esquiva, o que ajuda a preservar seu HP. Quando utilizada a habilidade erupção de chi, o ataque se torna monstruoso.

Desvantagens: Dentre todas as builds, esta é a que possui menos HP e defesa física. Logo, apresentam-se aqui dois problemas: o primeiro, é que o arqueiro pode morrer muito rapidamente. O segundo, é que gastam-se muitos pots de HP, uma vez que os danos infligidos pelos adversários será alto, devido à baixa defesa física.

Devido a este fato, o arqueiro não deve deixar que os inimigos se aproximem. Para isto, pode-se fazer uso da flecha repulsora.

Caminho sugerido: Evil, pois aumenta a taxa de dano critico da maioria das skills.

Híbrido
Trata-se de uma build mais fácil para se jogar, pois diminui as chances de morte nos níveis iniciais. Seu dano não é tão alto quanto o nuker, mas ainda assim é possível matar os adversários rapidamente, com o auxílio de skills. Nesta build, o jogador também coloca pontos em CON, para aumentar seu HP máximo.

Logo, esta build normalmente distribui os pontos da seguinte forma a cada nível atingido:
§ CON: 1 ponto
§ FOR: 1 ponto
§ INT: 0 pontos
§ DEX: 3 pontos

Vantagens: Esta é uma build feita para que o arqueiro possa sobreviver mais facilmente e por mais tempo, já que seu HP máximo será maior. A estabilidade desta build é preferida por muitos, visto que a build é mais equilibrada, onde o arqueiro tem dano bom e HP máximo razoável. Como seu dano nem se compara ao do nuker, muitos jogadores costumam reverter os atributos de CON em DEX, ao chegar ao nível 60. Assim, utilizam-se da build híbrida somente para upar os níveis iniciais mais facilmente, e ao chegar a níveis mais altos, tornam-se nukers, obtendo um ataque incrivelmente mais alto do que tinham antes.

Desvantagens: O ataque reduzido não é uma desvantagem em si, mas é um fator que desencadeia algumas limitações. Uma vez que necessitam fazer uso das skills para desferir mais dano ao oponente, faz-se necessário também o uso de muitas poções de mana. Caso o jogador opte por reverter seus pontos de atributo para tornar-se um nuker nos níveis mais altos, também terá de gastar uma boa quantia de cash comprando os bilhetes de restauração.

Caminho: No caso do jogador manter sua build, o caminho mais indicado é o God, pois terá um dano fixo mais estável e melhorado. Caso reverta seus atributos e se torne um nuker, o jogador deve seguir o caminho do Evil, pelos mesmos motivos explicados anteriormente.

Tanker
É a build menos usada. Raramente um arqueiro tanker é visto por aí. Isso porque o arqueiro não foi feito pra ser tanker, mas sim pra tirar danos altos com sua arma. Se o jogador só ganha 1 ponto de DEX por nível, não terá um dano muito bom. Em compensação, terá uma boa defesa física e quase não levará dano usando a barreira de penas. Resumindo, é como se fosse um guerreiro que ataca de longe mas não tem toda a defesa do guerreiro nem todo ataque do arqueiro.

Logo, esta build normalmente distribui os pontos da seguinte forma a cada nível atingido:
§ CON: 2 pontos
§ FOR: 2 ponto
§ INT: 0 pontos
§ DEX: 1 pontos

Vantagens: O jogador ataca de longe. Além disso, tem um HP razoável e uma defesa mediana, o que ajuda a manter sua vida sempre em um bom nível. Raramente irá morrer, mas levará mais tempo para matar os oponentes. É claro, poderá utilizar-se das skills para acelerar aumentar o dano.

Desvantagens: Seu dano é realmente muito baixo se comparado ao de um nuker. Sem contar que o crítico será bem mais baixo, e quase não terá esquiva. Outro ponto a ser observado é que, igualmente ao híbrido, gastará muitas poções de mana se fizer uso das skills.

Caminho: Indiscutivelmente God. Não há razão em aumentar o crítico se ele já está baixo. Escolhendo o God, alguns de seus outros atributos irão melhorar, o que é mais vantajoso para esta build.

Comparação entre as builds

Agora que sabemos as principais características e as diferenças entre as builds, podemos escolher qual build utilizar. A tabela a seguir, é uma ferramenta extra para ajudar na escolha. Nela podemos ver, para cada uma das builds, os valores de atributos até o nível 100:

A partir desta tabela, podemos confirmar alguns dados que vimos na descrição das builds:
§ O dano de um híbrido não é muito menor do que um nuker, mas o ataque de um tanker não chega nem perto.
§ O tanker terá muito mais HP do que um nuker. O híbrido fica um pouco a baixo, mais ou menos uma média entre os dois.

EQUIPAMENTO

A escolha do equipamento é de grande importância. Escolher o equipamento certo pode economizar dinheiro em pots e até mesmo evitar a morte em situações de perigo. Estar com o melhor equipamento disponível no momento sempre é bom, e é altamente indicado.

Outra dica importantíssima para o arqueiro é que, pelo fato de sua baixa defesa física, deve-se tentar compensar o máximo possível nos equipamentos. Portanto, esqueça colares e ornamentos que adicionam pontos a esquiva – sua esquiva já é alta bastante devido a alta DEX. Prefira os que adicionam pontos à defesa física.

Equipamentos, tanto forjados quanto dropados, podem conter slots, onde podem ser inseridas pedras da alma. Como o arqueiro tem baixo HP, é indicada a fusão de pedra amarela para aumentar HP nos equipamentos defensivos (armaduras, elmos, etc.).

Abaixo, uma visão geral sobre a escolha dos equipamentos:

1. Capacete: Tem-se duas opções aqui: ou usar um elmo pesado de nível inferior (onde o requerimento de força será compatível), ou usar toucas místicas. Se optar pela segunda, procure pelas que tenham atributos extras, como defesa, aumento no HP, etc.
2. Peça superior: Como o arqueiro não tem força suficiente para usar armaduras pesadas, a única opção será fazer uso das armaduras leves, que possuem defesa de nível médio.
3. Peça inferior: Idem às armaduras, usaremos aqui as perneiras leves.
4. Calçados: Também, de acordo com armaduras e perneiras, usaremos botas leves.
5. Colar: Existem 3 tipos de colares (defesa dos 5 elementos, defesa física e esquiva). Como dito anteriormente, prefira os que adicionem defesa física. Porém, alguns jogadores carregam consigo um colar extra, de defesa dos 5 elementos. Pode ser muito útil em lutas contra monstros mágicos.
6. Braceletes: Segue a mesma regra de armaduras, perneiras e botas – sempre as de nível médio. Neste caso, a escolha certa são as manoplas.
7. Anéis: Anéis auxiliam no aumento do ataque. Existem dois tipos – ataque físico e ataque mágico. Como o arqueiro não distribui pontos em INT, seu ataque mágico sempre será baixo. Portanto, utilize sempre anéis de ataque físico.
8. Manto: Mantos adicionam esquiva, e em alguns casos, HP. Sempre prefira os que concedam algum tipo de bônus, principalmente em defesa física.
9. Ornamento: Assim como os colares, também existem 3 tipos, com as mesmas características (defesa dos 5 elementos, defesa física e esquiva). Siga exatamente a mesma regra utilizada para os colares.
10. Livro: No slot de livros, é possível inserir livros divinos. Existem vários tipos, em vários níveis. Eles adicionam atributos extras ao status do personagem. Ao arqueiro, interessam mais os livros que adicionam DEX, CON, redução de dano físico, ou até mesmo que adicionam ganho de experiência.

Escolha de armas

Bom, agora que já sabemos o básico, vem a pergunta: “qual arma usar?”. O arqueiro tem à sua disposição 3 tipos de armas: arcos, bestas e fundas. Cada qual com munição e frequência de ataque diferentes umas das outras.

Para um tanker, a escolha é fácil: arcos. Simplesmente porque eles têm menor requerimento de DEX. Já um híbrido, deve ficar entre arcos e bestas (de preferência bestas), pois as fundas têm um maior requerimento de DEX. No caso do nuker, a dica é escolher o melhor equipamento disponível. Por melhor equipamento, entenda a quantidade de estrelas da arma, refino, pedras, etc. Você pode tanto forjar sua própria arma, ou comprar de outros jogadores. Particularmente indico o leilão, pois geralmente encontra-se à venda equipamentos muito bons por preços relativamente baixos, levando-se em conta as características citadas acima.

Uma rápida e simples análise das armas pode ser vista na tabela a seguir:

No geral:
§ Arco – Velocidade de ataque mediana. Dano constante.
§ Besta – Velocidade de ataque baixa. Ataques máx. e mín. instáveis, o que causa uma oscilação grande nos ataques.
§ Funda – Velocidade de ataque alta. Ataque mais estável.

Atenção a uma característica chamada “distância da fragilidade”. Ela representa a distância mínima a que o alvo deve permanecer do personagem, a fim de manter o dano causado em 100%. Caso esta distância seja ultrapassada (adversários que entram em contato físico para atacar), o dano causado cai para 50%. Apenas as skills de trovão causam dano 100% mesmo em curto alcance.

Se ainda restar alguma dúvida quanto a arma a escolher, pode-se utilizar certo artifício para saber qual será a escolha certa. Abaixo, temos um exemplo para cada tipo de arma, todas de mesmo nível:

Utilizando estas armas como exemplo, iremos utilizar uma das duas fórmulas para saber qual arma escolher. Para saber qual fórmula usar, devemos definir qual o principal tipo de ataques que iremos utilizar:
§ Para ataques físicos, escolheremos a arma com mais DPS (Dano Por Segundo):

DPS = "Frequência de Ataque" x (dano mínimo + dano máximo) / 2

§ Para ataques mágicos (skills), a escolha certa é a com maior CMD (Coeficiente Máximo de Dano):

CMD = (dano mínimo + dano máximo) / 2

Através destes cálculos, obtemos os seguintes resultados:
|Arco do Abutre Púrpura | Besta do Mar de Nuvens | Funda da Águia
DPS | 491,78 | 526,68 | 569,42
CMD| 367......| 418......| 401

Fica claro então que para ataques físicos, dentre as opções que temos, a melhor arma é a Funda da Águia. Para ataques mágicos, a Besta do Mar de Nuvens.

Como é de conhecimento geral, as melhores armas são aquelas forjadas pelos jogadores, e não as compradas nos NPCs ferreiros. Isso porque elas tem chances de sair com atributos especiais, níveis de estrelas maiores e slots. Para complementar o dano da arma, podem ser inseridas pedras nesses slots. É indicada a pedra vermelha flamejante para aumentar ataque físico da arma.

Munição

Obviamente, será preciso utilizar munição em conjunto com as armas. E, assim como as armas, as munições também possuem restrições de níveis. Porém, no caso das munições estas restrições se aplicam diretamente ao nível da arma, e não do personagem.

As munições podem ser compradas em qualquer NPC ferreiro, e podem ser forjadas nos NPCs artesão. Quando forjadas, podem resultar em munições com algum tipo de atributo extra, como maior valor de ataque, adicional de dano crítico, etc.

Abaixo estão relacionados os tipos de munição, classificados por ataque e restrição de nível. A tabela segue o tipo básico, como vendido no NPC ferreiro:

Dicas:
§ Nunca deixe suas flechas acabarem, principalmente dentro de uma DG.
§ Para economizar, sempre compre flechas básicas. Se for realmente necessário flechas especiais, aconselho forjar, já que os jogadores costumam vendê-las por preços absurdos.
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